quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PT a vender a outra galinha dos ovos de ouro

PT chega a acordo para vender a UOL por 155 milhões de euros

Portugal Telecom vende a Universo Online a João Alves de Queiroz Filho. O UOL é o maior portal de Internet da América Latina e foi vendido por cerca de 155 milhões de euros, um valor que supera as estimativas dos analistas. (...)

O acordo foi firmado por um valor que ronda os 350 milhões de reais, o que corresponde a cerca de 155 milhões de euros, e inclui as acções ordinárias e preferenciais que a PT detém na UOL (mais de 28% do capital). A média das avaliações da posição da PT na UOL com base em quatro casas de investimento é de cerca de 110 milhões de euros, um valor que está mais de 40%.

A UOL rende agora 155 M€, e para o ano já não renderá mais. A PT vendeu as suas duas galinhas dos ovos de ouro no Brasil e distribuiu o produto pelos accionistas e administração. Resta saber de que mais vai a PT desfazer-se. Qual será então o objectivo final desta liquidação da PT, que a reduziu a uma empresa de dimensão estrictamente portuguesa, a menos que o negócio da OI vá para a frente (o que parece ser um cenário cada vez mais improvável)?

Será tornar a PT vulnerável a um take-over por parte da espanhola Telefónica, que para o ano contará com 100% dos lucros da Vivo?

2 comentários:

Gi disse...

Pode ser simplesmente distribuir o produto pelos accionistas e administração, sobretudo esta, que para o ano pode já não estar lá...

Joao Quaresma disse...

Mas aos accionistas principais não lhes interessam as perdas a longo prazo que esta estratégica acarreta. Isto só faz sentido se a seguir estes accionistas venderem as suas posições na PT. Assim já se entende aceitarem esta liquidação.

Bom Ano Novo! :)