sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fim de linha para o TGV

Uma óptima notícia, há muito desejada!

Do Sol (link)

Passos acaba com TGV

OTGV não vai chegar tão cedo a Portugal. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu anular o contrato para a construção da linha de alta velocidade ferroviária Poceirão-Caia, apurou o SOL.

Prevê-se agora uma dura luta em tribunal entre o Estado e as empresas privadas responsáveis pelo projecto para apurar se haverá lugar ao pagamento (ou não) de indemnizações.

Passos Coelho assumiu a responsabilidade deste dossiê, definindo que a última palavra seria sua. Nem mesmo o ministro da Economia, que tutela o sector, teria poder de decisão sobre este projecto com forte carácter político.

O ‘cartão vermelho’ ao TGV foi mostrado depois de o Tribunal de Contas(TC) ter informado o Governo que não teria de indemnizar os privados caso anulasse o contrato, pois a obra ainda não recebeu o visto prévio – luz verde – da instituição.

Para não incorrerem em mais gastos, as empresas de construção pararam as obras, tal como o SOL noticiou na última edição.

...Obras que avançaram sem a luz verde.

Mas a dúvida resta: se não fosse a crise, o bom senso teria prevalecido? Talvez não. Em todo o caso, há razões para comemorar!

Pouco a pouco, as boas notícias vão chegando. Mas também as más: discordo de algumas das privatizações e do fim das golden share, que outros países mantêm.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Moodem-me lá isso!

Serei só eu que acho ridículos e embaraçosos estes vídeos de orgulho patrioteiro contra a Moody's? Querem contra-argumentar a avaliação do estado desastroso das nossas contas públicas com exemplos de sucesso que nada têm a ver com Economia e de coisas que se passaram há séculos? Em que é que a abolição da pena de morte ou os sucessos passados no futebol ajudam a diminuir as dívidas?

Será que ninguém vê que isto só abandalha ainda mais a nossa imagem internacional?

A avaliação da Moody's até pode estar exagerada, mas é com trabalho sério e não com vídeos que poderemos recuperar da desastrosa avaliação de uma terça-feira, há umas semanas atrás.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Férias no Mar

...a bordo de um magnífico paquete português.

O Verão do nosso descontentamento

Vento, frio, dores de cabeça e de garganta. E depois pedem-nos para fazer férias «cá dentro».

Imagine-se se fosse um político profissional

Antes de ontem, à conversa com um amigo, veio à memória o crash da bolsa portuguesa em 1987, dias depois de esta ter resistido a um crash de Wall Street. O causador deste crash português foi o próprio Primeiro-Ministro Cavaco Silva, quando em entrevista à RTP avisou que muita gente andava a comprar gato por lebre. No dia seguinte, veio tudo abaixo, muita gente perdeu muito dinheiro e jurou para nunca mais investir em acções. Foi o fim do capitalismo popular, dos pequenos investidores, e a Bolsa de Lisboa passou a ser, definitivamente, uma coutada de grandes especuladores.

A intenção até pode ter sido boa, e era verdade que havia mais gatos do que lebres, mas foi de um enorme irresponsabilidade largar esta bomba. Qualquer pessoa de bom senso, quanto mais um economista, saberia que era um erro.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Festival do cavalo puro sangue lusitano



Este fim de semana, no Hipódromo de Lisboa.



7.000 Kms a pé



Mais um grande filme de Peter Weir, um dos meus realizadores preferidos. Uma lição de como se conta uma história longa sem nunca se tornar monótona. E mais um grande desempenho de Ed Harris.

terça-feira, 5 de julho de 2011

A Grécia vai abaixo

É algo que já se pode dar como certo. Numa sondagem da semana passada, 75% dos gregos ponderam emigrar, o que significa que é toda a gente menos os idosos. 75% é também a quebra no número de turistas de Junho em relação a Maio, por causa das greves e das manifestações. A Grécia tem pouquíssima indústria, agricultura muito fraca, poucos bens exportáveis, sendo que o turismo é O pilar da economia grega.

Haja quem diga as coisas como elas são. Reparem na atitude dos eurodeputados socialistas.