Lembro de uma vez conversar com um português que tinha estado no Japão, no final dos anos 60, tendo tido oportunidade de visitar uma fábrica da Honda. O construtor de motos japonês tinha-se lançado recentemente no mercado automóvel com um mini, o Honda N360, equipado com um motor de moto (de 360cc, dois cilíndros), e transmissão por corrente. «Não vai ter sucesso» - pensou o visitante português, que ainda assim ficou impressionado com o profissionalismo e organização dos japoneses, que no final da visita lhe pediram de volta o boné dado aos visitantes; os bonés iriam para a lavagem para depois serem reutilizados noutras visitas. Ele pensou: «Que Diabo! Uma empresa tão grande e não são capazes de oferecer um boné aos visitantes!». Regras são regras e os japoneses não brincam em serviço: e o resultado é que não só pequeno Honda foi um sucesso como a Honda não tardou a implantar-se no mercado automóvel nos anos seguintes, e menos de 20 anos depois estava na Fórmula 1 e com uma parte da capital da British Leyland, para ensinarem os ingleses a fazerem automóveis como deve ser.
Aproveitando a onda de revivalismo que já foi aproveitada pela Mini e pela Fiat, chegou a vez da Honda lançar um carro eléctrico com as linha do clássico N360.
Acho que o Fiat 500 tem melhor aspecto mas este ainda é só o protótipo.
6 comentários:
Hehe umas décadas mais tarde o meu pai quis dar-me um Honda com uma cilindrada semelhante em segunda mão mas eu achei que provavelmente não conseguiria levá-lo sequer ao Restelo pela autoestrada...
Houve um caso, nos anos 60, do Daf 66, que na apresentação à imprensa não conseguiu subir a Calçada da Estrela.
Mas estes Honda eram pequenos mas muito bons. Salvo erro em 1971, numa acção de publicidade, houve duas raparigas que foram de Luanda a Lourenço Marques num, sem problemas.
Sério? Sem ultimatos do Reino Unido nem nada? ;-)
Eles não se importavam com uma presença portuguesa efectiva daquele género... :)
E houve um caso nos finais dos anos 70 (?), de uma senhora e uma amiga (na altura com 20 e poucos anos) que foram dar uma volta por Marrocos. E pelos vistos correu tudo bem...
Cumprimentos
JB
Recordo-me perfeitamente do Honda. Um vizinho meu, de Lourenço Marques, tinha um igualzinho a esse, vermelho e tudo!
Quanto ao "bloqueio" à Rodésia, uma coisa seriam os protestos oficiais e outra, bem diferente, a troca de continências entre os oficiais da Armada e os da Royal Navy, ao largo da Beira. Para inglês ver.
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