sexta-feira, 7 de maio de 2010

Aquitaine

É como se chama a nova fragata da Marinha Francesa, baptizada na Terça-feira pelo presidente Nicolas Sarkozy. É um projecto conjunto franco-italiano, com 11 navios para a marinha gaulesa e 10 para a transalpina. Marrocos também encomendou um navio, com o qual atingirá pela primeira vez na História uma capacidade de guerra de superfície superior à da Marinha Portuguesa.

Por cá, há quem questione se precisamos de dois míseros submarinos.

5 comentários:

Gi disse...

Portugal acabou e as hienas disputam os restos :-(

Paulo Lisboa disse...

Não se podem chamar miseros, a 2 «brinquedos» que custam 800 milhões de Euros...

Joao Quaresma disse...

Paulo Lisboa: boa parte desse valor corresponde aos juros de 20 anos. Além disso, a última vez que se compraram submarinos foi em 1964. Só a RTP custa ao país 250 milhões por ano.

E já nem refiro ao facto de só virmos a ter 2 quando deviam ser 4.

Paulo Lisboa disse...

Pessoalmente e sobretudo tendo em conta que somos um país de escassos recursos, até acho que nem deviamos ter nenhum submarino. Se todos temos de apertar o cinto os militares também o tem de fazer. É certo que se fossemos um país rico, também gostava de ter uma força aéra com 100 caças de combate, 20 bombardeiros etc e um exercíto que há pelo menos 20 anos tivesse substituido a G-3 por uma espingarda automática, mais moderna de calibre 5,56. Mas manifestamente o país não tem dinheiro para nada disto. É pena é, mas tem de se começar a cortar dinheiro nalgum lado e o militares não são excepção.

amg disse...

não ter submarinos significa que apenas navegaremos nos locais onde outros (que têm submarinos) nos deixam.
traduza «navegaremos» por «pescaremos», «exploraremos», «etc»...