TGV espanhol apresenta lucros pela primeira vez em 18 anos
Os lucros não vieram a alta velocidade, mas já chegaram à plataforma. 18 anos depois de ser inaugurado o primeiro troço, o serviço Alta Velocidade Española (AVE) apresentou lucros à empresa Renfe pela primeira vez, com 16 milhões de viajantes a utilizarem aqueles comboios nos últimos 12 meses.
Perguntas:
1. Quanto é que deu de prejuízo acumulado nos 17 anos anteriores?
2. Imaginemos que o TGV português era inaugurado este ano. Daqui a 18 anos haveria 1/3 da população portuguesa a usar a linha Lisboa-Madrid?
3. Os espanhóis chegaram a construir alguma ponte de mais de 10 Km só por causa do TGV?
3 comentários:
NÃO! NÃO! E MAIS NÃO AO TGV!
Também sou contra o novo aeroporto de Lisboa e contra a construção de mais auto-estradas. Chega de obras ruínosas que só servem para dar prejuízo e deixar Portugal ainda mais de tanga do que já está.
Dezassete anos de prejuízo é assustador.
Saber os números reais seria sem dúvida interessante.
Faz-me lembrar o orgulho nacional, a TAP.
E se quem tanto insiste no TGV tivesse vergonha perante aquilo a que deixou chegar os transportes ferroviários em Portugal.
Gi,
A TAP tem condições para ser rentável, e os problemas que a impedem de ser parece-me ser essencialmente dois:
- sindicatos dos pilotos que obriga o Estado a empregar mais dos que os que são necessários e em demasiado vantajosas, sob chantagem de fazerem greve dispendiosas.
- excesso de mão-de-obra, no geral.
- conselho de administração que é enorme e formado maioritáriamente de carcaças do que já foram boys, com salários elevadíssimos apesar de não saberem distinguir uma asa de um leme.
A TAP não deve ser vendida, apenas deve ser bem gerida.
Enviar um comentário