terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

18 anos para sair do vermelho

TGV espanhol apresenta lucros pela primeira vez em 18 anos

Os lucros não vieram a alta velocidade, mas já chegaram à plataforma. 18 anos depois de ser inaugurado o primeiro troço, o serviço Alta Velocidade Española (AVE) apresentou lucros à empresa Renfe pela primeira vez, com 16 milhões de viajantes a utilizarem aqueles comboios nos últimos 12 meses.

Perguntas:

1. Quanto é que deu de prejuízo acumulado nos 17 anos anteriores?

2. Imaginemos que o TGV português era inaugurado este ano. Daqui a 18 anos haveria 1/3 da população portuguesa a usar a linha Lisboa-Madrid?

3. Os espanhóis chegaram a construir alguma ponte de mais de 10 Km só por causa do TGV?

3 comentários:

Paulo Lisboa disse...

NÃO! NÃO! E MAIS NÃO AO TGV!
Também sou contra o novo aeroporto de Lisboa e contra a construção de mais auto-estradas. Chega de obras ruínosas que só servem para dar prejuízo e deixar Portugal ainda mais de tanga do que já está.

Gi disse...

Dezassete anos de prejuízo é assustador.
Saber os números reais seria sem dúvida interessante.
Faz-me lembrar o orgulho nacional, a TAP.
E se quem tanto insiste no TGV tivesse vergonha perante aquilo a que deixou chegar os transportes ferroviários em Portugal.

Joao Quaresma disse...

Gi,

A TAP tem condições para ser rentável, e os problemas que a impedem de ser parece-me ser essencialmente dois:

- sindicatos dos pilotos que obriga o Estado a empregar mais dos que os que são necessários e em demasiado vantajosas, sob chantagem de fazerem greve dispendiosas.

- excesso de mão-de-obra, no geral.

- conselho de administração que é enorme e formado maioritáriamente de carcaças do que já foram boys, com salários elevadíssimos apesar de não saberem distinguir uma asa de um leme.

A TAP não deve ser vendida, apenas deve ser bem gerida.