Começo por um: o Suzuki Alto, modelo dos anos 80. Continua a fabricar-se na Índia (com o nome de Maruti 800) e no Paquistão (Suzuki Mehran), para estes mercados e para os da região, e também para África.
Com 3,3 m de comprimento, 650 Kg e 4 lugares, está equipado com um motor de 800cc debitando 37 cavalos. Ao longo dos anos tem recebido alguns melhoramentos, na segurança, conforto e o motor já respeita a mais recente norma Euro III de emissões. Pensado para ser usado em países sem boas estradas nem boa assistência técnica, apesar de pequeno é robusto, fiável e económico. Era até há pouco tempo o campeão de vendas na Índia, onde já se produziram mais de um milhão, e continua a liderar a tabela no Paquistão, onde está disponível numa versão a gás natural de origem.
Tanto na Índia como no Paquistão, o preço de venda (todos os impostos incluídos) ronda os 3500 Euros; o preço de uma moto de 125cc em Portugal.
Como eu disse, isto dá que pensar não dá?
Sem comentários:
Enviar um comentário