sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Os Carros da Crise - Parte 1: Suzuki Alto 800

Com a crise instalada e com prespectivas negras para os próximos anos, cada vez mais vamos precisar de inovar na forma como gastamos o nosso dinheiro (isto é, enquanto o Estado ainda nos consentir termos dinheiro). O automóvel é um dos nossos maiores sorvedores de dinheiro pelo que teremos de olhar para alternativas racionais, em que a relação qualidade-preço se sobreponha a critérios emocionais. E se não nos importarmos de ficar com carro que não seja último modelo, existem nos países ditos emergentes algumas pechinchas que nos dão que pensar no real valor dos carros disponíveis no nosso mercado. Vão do um pouco ultrapassado ao anacrónico, mas vale a pena ficar a conhecê-los.

Começo por um: o Suzuki Alto, modelo dos anos 80. Continua a fabricar-se na Índia (com o nome de Maruti 800) e no Paquistão (Suzuki Mehran), para estes mercados e para os da região, e também para África.

Com 3,3 m de comprimento, 650 Kg e 4 lugares, está equipado com um motor de 800cc debitando 37 cavalos. Ao longo dos anos tem recebido alguns melhoramentos, na segurança, conforto e o motor já respeita a mais recente norma Euro III de emissões. Pensado para ser usado em países sem boas estradas nem boa assistência técnica, apesar de pequeno é robusto, fiável e económico. Era até há pouco tempo o campeão de vendas na Índia, onde já se produziram mais de um milhão, e continua a liderar a tabela no Paquistão, onde está disponível numa versão a gás natural de origem.

Tanto na Índia como no Paquistão, o preço de venda (todos os impostos incluídos) ronda os 3500 Euros; o preço de uma moto de 125cc em Portugal.

Como eu disse, isto dá que pensar não dá?

Site oficial do Maruti 800

Site oficial do PAK-Suzuki Mehran

Sem comentários: