sábado, 16 de fevereiro de 2008

Lanchas e Dornas

Tenho o prazer de apresentar o livro «Lanchas e Dornas», de Staffan Mörling, editado pela Xunta de Galícia. Foi oferecido, no âmbito do Sorteio da Amizade Luso-Galega (referido há umas semanas), pela Livraria Sisargas, na Corunha.

Trata-se de um estudo (na verdade, a tese de douturamento do autor na Universidade de Lund, na Suécia) sobre estas embarcações tradicionais da costa ocidental da Galiza, a dorna e a lancha xeitera, nas quais se descobrem influências escandinavas.

Análogamente ao que se passa com as embarcações típicas do Tejo, na Galiza procura-se compilar e recuperar conhecimentos sobre as embarcações tradicionais, preservando o património cultural. Mas ao contrário da Galiza, onde o Governo é parte activa nesse esforço, no Tejo o esforço é levado a cabo apesar do Governo Português por um número de limitado de subversivos que, com maior ou menor apoio das respectivas autarquias, teimam em manter as tradições.

Por assim ser, é importante sensibilizar as populações, seja em Portugal, na Galiza ou onde a desmaritimização estiver na moda. Livros como este são um bom contributo para essa sensibilização.

Renovo os meus agradecimentos à Livraria Sisargas, na pessoa do Sr. Ramón Bouzas Tobío a quem envio os meus cumprimentos.

2 comentários:

Raquel Sabino Pereira disse...

Parabéns!!! Ou, como se diz na Galiza, «Noraboa»!!!

Joao Quaresma disse...

Obrigado, SG!