segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O charme de um clássico

Lembro de uma vez conversar com um português que tinha estado no Japão, no final dos anos 60, tendo tido oportunidade de visitar uma fábrica da Honda. O construtor de motos japonês tinha-se lançado recentemente no mercado automóvel com um mini, o Honda N360, equipado com um motor de moto (de 360cc, dois cilíndros), e transmissão por corrente. «Não vai ter sucesso» - pensou o visitante português, que ainda assim ficou impressionado com o profissionalismo e organização dos japoneses, que no final da visita lhe pediram de volta o boné dado aos visitantes; os bonés iriam para a lavagem para depois serem reutilizados noutras visitas. Ele pensou: «Que Diabo! Uma empresa tão grande e não são capazes de oferecer um boné aos visitantes!». Regras são regras e os japoneses não brincam em serviço: e o resultado é que não só pequeno Honda foi um sucesso como a Honda não tardou a implantar-se no mercado automóvel nos anos seguintes, e menos de 20 anos depois estava na Fórmula 1 e com uma parte da capital da British Leyland, para ensinarem os ingleses a fazerem automóveis como deve ser.
Aproveitando a onda de revivalismo que já foi aproveitada pela Mini e pela Fiat, chegou a vez da Honda lançar um carro eléctrico com as linha do clássico N360.

Acho que o Fiat 500 tem melhor aspecto mas este ainda é só o protótipo.

6 comentários:

Gi disse...

Hehe umas décadas mais tarde o meu pai quis dar-me um Honda com uma cilindrada semelhante em segunda mão mas eu achei que provavelmente não conseguiria levá-lo sequer ao Restelo pela autoestrada...

Joao Quaresma disse...

Houve um caso, nos anos 60, do Daf 66, que na apresentação à imprensa não conseguiu subir a Calçada da Estrela.

Mas estes Honda eram pequenos mas muito bons. Salvo erro em 1971, numa acção de publicidade, houve duas raparigas que foram de Luanda a Lourenço Marques num, sem problemas.

Gi disse...

Sério? Sem ultimatos do Reino Unido nem nada? ;-)

Joao Quaresma disse...

Eles não se importavam com uma presença portuguesa efectiva daquele género... :)

Viriato disse...

E houve um caso nos finais dos anos 70 (?), de uma senhora e uma amiga (na altura com 20 e poucos anos) que foram dar uma volta por Marrocos. E pelos vistos correu tudo bem...

Cumprimentos

JB

Nuno Castelo-Branco disse...

Recordo-me perfeitamente do Honda. Um vizinho meu, de Lourenço Marques, tinha um igualzinho a esse, vermelho e tudo!

Quanto ao "bloqueio" à Rodésia, uma coisa seriam os protestos oficiais e outra, bem diferente, a troca de continências entre os oficiais da Armada e os da Royal Navy, ao largo da Beira. Para inglês ver.