sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O algodão não engana

Enganar um povo na sua grande maioria ignorante, sobretudo de Economia, e fácil de distrair com futebol e reality shows não é difícil.
O que é difícil é tentar enganar quem sabe do assunto, neste caso os investidores, as agências de avaliação e a imprensa internacional (que está para além dos controles e intimidações de um governo português), que lidam com números e não se deixam convencer por palavras bonitas.
O orçamento de 2010 não convenceu e provou a quem sabe do assunto, não só a realidade da economia portuguesa, como sobretudo o calibre de quem está no poder. Resultado: a debandada completa a que estamos a assistir com o mini-crash da bolsa portuguesa.
Com estes acontecimentos estamos a encerrar uma página da História de Portugal: a do fim das ilusões que têm sido criadas nas últimas décadas. Mas o sacrificado povo português vai agora passar por sacrifícios ainda maiores: em 2010 o Estado Português têm de pagar 37 mil milhões de euros aos credores. O dinheiro terá de vir de algum lado e de certeza que já não vem de fora.
Mas os portugueses devem estar cientes que eles são em grande parte culpados pela situação em que estão, para já pela forma como votam, mas sobretudo como cultivam a sua ignorância e ingenuidade, como desprezam quem tem conhecimentos, se deixam distrair e como acreditam nas promessas fáceis de vendedores de banha da cobra.
Resta dizer que é óbvio que não vai haver nem TGV, nem mais pontes, nem novo aeroporto de Lisboa. Por isso ontem se registaram quedas aterradoras nas acções de bancos e empresas apoiantes do poder e parasitas do país que, entre outras coisas, contavam com negócios faraónicos com obras públicas em igual proporção inúteis e danosas para as finanças nacionais. É bem feito. Andaram a fazer negócios com os socialistas, agoram pagam o preço da sua ganância desmedida. Virou-se o feitiço contra os feiticeiros, neste caso os chicos-espertos.

2 comentários:

CAP CRÉUS disse...

E nós estamos todos lixados com "F" grande.
Já ando a avisar que esta trampa toda se vai desfazer, há muito tempo!
Que bonito vai ser!

Paulo Lisboa disse...

Com os xuxas no poder não me admiro nada com o que foi escrito neste artigo.
Mas de facto é exasperante como o povo português vota nesta cambada de corruptos e de incompetentes que são os xuxas.
Só discordo de ti numa coisa João Quaresma, é que o regabofe vai ser tão grande, que os xuxas vão ter mesmo o descaramento e a desfaçatez de fazer o TGV, 3ª ponte sobre o Tejo e o novo aeroporto de Lisboa, é que ainda há muitos «boys» para empregar.