quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Digital sim, mas extraterrestre, obrigado.

A golpada da TDT já é sobejamente conhecida e debatida. Ao contrário do que acontece em países livres, em Portugal a televisão digital vai ficar limitada a 4 canais de acesso gratuito. Enfim: só dois é que são gratuitos, uma vez que a RTP é paga pelos nossos impostos, incluindo uma taxa incluída na factura da electricidade. Os preços dos descodificadores têm vindo a baixar mas (para quem não quiser instalar a tv por cabo) pode valer mais a pena investir numa antena parabólica para, em vez de quatro canais imprestáveis a maior parte do tempo, ver umas dezenas ou centenas de canais internacionais.

Curiosamente, visitando os sites da Worten, da Box e da Pixmania, só se encontram antenas parabólicas próprias para a TDT (neste caso TDS). Há quem venda receptores, mas kits de antenas só a Radio Popular tem um modelo da marca galega Televés, por 100€. Será que estamos perante um autêntico cerco comercial para obrigar os consumidores a renderem-se à Portugal Telecom? É no mínimo estranho que, de repente, as parabólicas tenham desaparecido do mercado, logo nesta altura.

Já agora, para quem seguir a essa opção, existem fabricantes portugueses de antenas parabólicas como a Famaval e a Sinuta.

Sem comentários: