quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Haiti

O mais antigo estado falhado do Mundo vive o seu apocalipse. Uma oportunidade para a comunidade internacional dar a este país aquilo que nunca teve, nem é capaz de ter por sí só: um governo minimamente capaz.

O Haiti deve ser administrado durante umas décadas, seja pelos Estados Unidos, pela França ou por uma coligação internacional. Não aconselho a ONU: deu maus resultados em vários casos (nomeadamente Timor).

Se é preciso reconstruir as infraestruturas deste país desde o zero, então que todo ele seja reconstruído desde o zero: as instituições, a economia e, como resultado disto tudo, o poder político.

3 comentários:

Gi disse...

É possível que ande mais gente a pensar nisso. Espero que a varinha mais curta não saia ao Chavez.

Paulo Lisboa disse...

Estados falhados no mundo há muitos, como quase todos os Estados de África, alguns da Ásia e da América Latina.

O Haiti é o Estado mais pobre da América, antes do terramoto já era uma desgraça completa, então agora, nem quero imaginar.

No entanto dúvido que a comunidade internacional queira dar um governo capaz ao Haiti, até porque a comunidade internacional, tirando ajuda de socorro agora prestada, está-se a borrifar para o Haiti e para os outros estados falhados.

Penso que esta história dos estados falhados é fruto de independências prematuras e atabalhoadas dos países que mencionei como estados falhados.

Defendo por isso o regresso das antigas potências coloniais à administração das antigas colónias. Se disse-se isto em público era considerado fascista, neo-colonialista e consideravam-me politicamente incorrecto. Mas quanto a mim, é a única hipótese que esses países tem de ter alguma ordem, estabilidade, desenvolvimento, progresso e futuro.

Nuno Castelo-Branco disse...

Eu apostaria nos americanos. França? Como?

Subscrevo na íntegra o comentário do paulo Lisboa e até seria mais contundente, dando uma lista de países de "expressão portuguesa".