sábado, 3 de maio de 2008

A Guerra da Maddie

Faz agora um ano. Numa madrugada de insónia, tinha parado de fazer zapping para ver as notícias da Sky News. Depois das notícias, o boletim metereológico. Acabado este, eram umas 02:15, surge o BREAKING NEWS a encher um terço do ecrã: uma criança britânica tinha desaparecido horas antes de um hotel na Praia da Luz.

Pensei logo que só podia estar algum jornalista da Sky News hospedado no hotel, para o canal inglês ter conhecimento tão rapidamente de um facto numa simples praia do Algarve, em plena madrugada. Duvido que na Sky News estejam de olho nos despachos da Lusa e a essa hora os escritórios das agências internacionais em Lisboa estão mais que fechados. Pela via normal, uma notícia destas só chegaria à redacção da Sky News na manhã seguinte. Nessa altura nem a SIC Notícias nem a RTP-N tinham a notícia. Só a dariam - se bem me lembro - por volta das 04:30.

A essa hora, pensei também que se a Sky News estava a agarrar tanto esta história, era sinal de que a imprensa inglesa viria em força para o Algarve, tal como acontecera havia uns anos quando um casal inglês abandonou um recém-nascido nas imediações do aeroporto de Faro. Boas oportunidades de passarem uma temporada no Algarve com despesas pagas pela empresa não são de perder.

Bastam uma ou duas horas para obter alguma informação da imprensa portuguesa (o jornal do dia anterior também serve), lembrar-se de uns exageros e umas invenções sobre o terceiro-mundismo de Portugal com uma dose q.b. de xenofobia (que o público bife tanto aprecia) a maltratar os estúpidos mediterrânicos, e para colher as imagens suficientes para fazer umas reportagens da treta. O resto do dia passa-se na praia, na esplanada e no bar, emborcando Guiness e o que mais vier, e partindo-se uns aos outros nos quartos do hotel (convém ficarem todos no mesmo). Uma autêntica viagem de finalistas, mas para gente de mais de 30 anos e em que muitos são casados (não que isso seja problema).

«Vão desancar-nos de alto a baixo, mal desembarquem no aeroporto de Faro» - previ na altura.

E não me enganei.

Sem comentários: