sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O último do Moicanos - ACA/Motalli/SOCA

Já poucos se lembram mas Portugal teve até aos Anos 90 uma grande e competente indústria de motorizadas, que chegou a contar com mais de 30 fabricantes; um número extraordinário considerando o tamanho do país, mesmo tendo em conta que a motorizada de 50cc foi o transporte privado de boa parte da população durante muitos anos.

A nomes de grandes construtores como a Casal (que a dada altura chegou a ser a fábrica de motorizadas com maior capacidade instalada na Europa, superando a Piaggio e a BMW), Famel, SIS, Macal e Masac, juntam-se outros que quase caíram no esquecimento como a Mayal, a Diana (de Évora) ou a Ulisses (de Angola). A Casal foi durante muitos anos, e a par do Mateus Rosé, a marca portuguesa de maior projecção internacional, uma autêntica empresa-bandeira, logrando conquistar mercado em toda a Europa (menos em Espanha, que era um mercado completamente protegido), EUA e Canadá e até mesmo no Japão.

A SIS, que equipou a maior parte dos seus modelos com motores alemães Sachs, alcançou tanto sucesso na própria Alemanha que a prestigiada empresa alemã acabou por deixar de fabricar motos para se dedicar à sua importação da SIS, equipadas com motores de sua produção. E muitas outras histórias há para contar. Do fim desta indústria tratarei aqui um dia.
Dessa época gloriosa (e o termo não é exagerado), sobra apenas um fabricante: a Alberto Carvalho Araújo & Cª Lda, de Braga. É a empresa que antes fabricava as motorizadas Motalli e os motores Alma (de onde deriva a marca Motalli). Depois de uma incursão na produção de minicarros (lembram-se do Prozé, do princípio dos anos 80?), hoje fabrica apenas triciclos de 50 e 125cc, sob a marca SOCA, que podem ser adaptados a várias funções.

Depois de muito tempo em construção, é com agrado que constato que o website deles está agora completo, com catálogo de veículos e respectivas opções. Além deste, Portugal conta com apenas um outro fabricante de motos, a AJP.

Site da A.Carvalho Araújo e Cª Lda

Já agora um anúncio antigo aos motores Alma, com a voz inconfundível de Fernando Pessa:

Sem comentários: