A nomes de grandes construtores como a Casal (que a dada altura chegou a ser a fábrica de motorizadas com maior capacidade instalada na Europa, superando a Piaggio e a BMW), Famel, SIS, Macal e Masac, juntam-se outros que quase caíram no esquecimento como a Mayal, a Diana (de Évora) ou a Ulisses (de Angola). A Casal foi durante muitos anos, e a par do Mateus Rosé, a marca portuguesa de maior projecção internacional, uma autêntica empresa-bandeira, logrando conquistar mercado em toda a Europa (menos em Espanha, que era um mercado completamente protegido), EUA e Canadá e até mesmo no Japão.
A SIS, que equipou a maior parte dos seus modelos com motores alemães Sachs, alcançou tanto sucesso na própria Alemanha que a prestigiada empresa alemã acabou por deixar de fabricar motos para se dedicar à sua importação da SIS, equipadas com motores de sua produção. E muitas outras histórias há para contar. Do fim desta indústria tratarei aqui um dia.

Depois de muito tempo em construção, é com agrado que constato que o website deles está agora completo, com catálogo de veículos e respectivas opções. Além deste, Portugal conta com apenas um outro fabricante de motos, a AJP.
Site da A.Carvalho Araújo e Cª Lda
Já agora um anúncio antigo aos motores Alma, com a voz inconfundível de Fernando Pessa:
Sem comentários:
Enviar um comentário