sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Real Regatta de Canoas 2010 - 2 OUT

Realiza-se este Sábado mais uma edição da Real Regatta de Canoas, um evento que reúne no estuário do Tejo dezenas de embarcações típicas. Remonta ao Século XIX, como uma homenagem prestada pelo Rei às gentes do rio lembrando e agradecendo a sua resistência às tropas napoleónicas e negando-lhes o uso do rio para o cerco a Lisboa, ficando conhecida como a Marinha do Tejo.
Ali perto, no Museu de Marinha às 17h, terá lugar um concerto pela Banda da Armada.

2 comentários:

Gi disse...

Não conhecia, nem a regata nem, naturalmente, a história respectiva. Interessante!

Joao Quaresma disse...

Por esquecimento, só a anunciei aqui na véspera. Não pude ir, e tenho pena porque é sempre bonito ver o Tejo com as embarcações tradicionais.

Entretanto, fiquei a saber que foi estabelecido um protocolo entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional e um estaleiro de Sarilhos Pequenos para formação de carpinteiros navais especializados neste tipo de embarcações, uma ideia que eu tinha sugerido ao proprietário durante um debate na Nauticampo, há dois anos. Actualmente há já um jovem a receber formação ao abrigo deste programa, com financiamento comunitário, e outros deverão seguir-se. Uma pequena contribuição para se manter a tradição marítima.