quinta-feira, 3 de julho de 2008

20 anos de Camac Terra

O nome pode não dizer nada ao comum dos leitores, mas os adeptos do todo-o-terreno conhecem-no bem. É que há produtos que acabam por se tornar autênticas instituições. Por estranho que pareça, até mesmo um pneu. O Terra é um modelo de pneu destinado a jipes, concebido e fabricado desde 1988 pela Camac, que é actualmente o único fabricante de pneus 100% português. Desde que foi lançado obteve um enorme sucesso ao ser fornecido de origem com os saudosos UMM, e tornando-se na escolha de muitos proprietários de jipes em Portugal. É um pneu misto, para uso em estrada e fora dela, e capaz de boas prestações em ambas as condições.

Entretanto, a Camac prepara-se para lançar um novo pneu de todo-o-terreno: o Maghreb. Infelizmente, a empresa foi há pouco tempo notícia devido a dificuldades causadas pela falta de iniciativa do Estado em dar a esta empresa portuguesa o mesmo tratamento que às empresas estrangeiras que investem em Portugal. Mas do que a Camac mais se pode queixar é do comércio a retalho português. Raramente se vê uma garagem que anuncie que vende pneus Camac, apesar de serem um produto de elevada qualidade e que poderia ser vendido num escalão de preço superior àquele em que é. Geralmente só estão disponíveis por encomenda, o que desde logo desincentiva a sua escolha. É a frequente sacanice para com os produtos portugueses do tão queixoso comércio português.
Mas também há excepções. A Megamundi é uma empresa resultante da associação de 44 empresas de revenda de pneus e assistência automóvel, com uma rede de Norte a Sul do país e na Madeira, e que privilegia na medida do possível os produtos portugueses. Lançou recentemente a sua própria marca de pneus, a Megaroad, que mais não são do que os pneus Camac com outro nome. Sendo uma marca branca, os pneus são vendidos a preços mais baixos.

São de saudar iniciativas como esta. Resta agora que os consumidores correspondam. É que o patriotismo não deve existir apenas para o futebol. Um dia pode ser a nossa empresa a passar por dificuldades por falta de clientes.

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