Faz agora exactamente seis meses que parei de fumar, depois de vários anos a fumar perto de um maço por dia.
Sem stress, com teimosia, sem qualquer ajuda que não pastilhas elásticas Chicklets Fire e andando mais a pé do que era costume, deu para desabituar e fazer alguma limpeza ao organismo. Há um mês atrás aproveitei a campanha «Por uma vida sem tabaco» para fazer o teste do balão: medir o nível de monóxido de carbono nos pulmões. E deram-me os parabéns: o resultado foi de 6 ppm (particulas de CO por um X volume de ar), no patamar inferior de um fumador passivo nas 48 horas precedentes e que me disseram ser bastante bom considerando que ainda só tinha deixado de fumar havia 5 meses.
Mas isto é o nível de monóxido de carbono; outra coisa é o alcatrão acumulado nos pulmões, e isso não pude avaliar. Normalmente, 12 anos de fumo regular já dão direito a cancro do pulmão mesmo que este só apareça muitos anos mais tarde. Mas pode ser que não e vale a pena parar a tempo.
Por isso, incito os fumadores a largarem o vício ou pelo menos reduzirem-no (o que já é positivo). Se precisarem de conselhos é só dizerem. Para mim tem sido surpreendemente fácil desta tentativa (a terceira). Quase se podia dizer que eu não gosto de fumar. Errado: eu gosto. Gosto mesmo muito, sobretudo a seguir um bom café, bem aromático. Mas o que tem que ser tem muita força e a nossa saúde está primeiro.
Mais informação em Help EU.com
6 comentários:
Muitos Parabéns!:))
Assim é que é!
Obrigado! Beijinhos :))
Obrigado, Van! :))
Parabens!!
Acho encorajador o testemunho, (fumo). Parabéns por teres deixado!
Muito obrigado! :)
Enviar um comentário