domingo, 30 de novembro de 2008

1º de Dezembro: o dia o mais incómodo do ano

Para a comunicação social , a data de 1º de Dezembro é apenas o Dia da Luta contra a sida. Mas esta data é - até ver - feriado nacional é porque se comemora mais um aniversário sobre o levantamento que libertou da ocupação espanhola. Infelizmente, a data quase só é comemorada pelos monárquicos, no que devia ser uma celebração nacional. A única entidade oficial que se associa é a Câmara Municipal de Lisboa. Nem PR, nem Presidente da Assembleia da República, nem PM participam nela. Hoje em dia, parece que a Independência Portuguesa é uma coisa incorrecta e celebrá-la é incómodo. Ainda assim, lá estarei esta segunda-feira às 16h00 na Praça dos Restauradores. É aproveitar enquanto não é crime demonstrar o orgulho em ser Português.

3 comentários:

Gi disse...

O meu portuguesismo, hoje, não é orgulhoso: é sofrido, revoltado, enojado, nostálgico, desiludido.
Eppur, existe.

Nuno Castelo-Branco disse...

Basta ir ao youtube e ver o que Cavacos e comp. Lda. dizem do iberismo, coisa com forte tinta política de que esta gentuça não faz a mínima ideia. Aliás, já agora lhe digo: NÃO EXISTEM republicanos patriotas, pois isso é uma contradição absoluta.Ou são uma coisa, ou são outra.

Joao Quaresma disse...

Gi:

Eu também sinto o mesmo, e pior: acho que muita gente faz por merecer aquilo por que está a passar.

Ainda assim, sou muito teimoso e continuo a achar que se deve salvar o que existe: perdermos a independência seria mais um enorme erro na História de Portugal, só que desta vez seria certamente o último porque muito difícil de desfazer.