segunda-feira, 22 de março de 2010

O algodão não engana

Três comentários sobre a iniciativa Limpar Portugal:

1. Permitam-me o cepticismo em relação aos números anunciados: 100 mil pessoas recolheram 50 a 70 mil toneladas de lixo. Dá uma média de, pelo menos, meia tonelada por pessoa. 100 quilos já tinha deixado muita gente com dores nas costas para os dias seguintes. Mas 500 quilos?

Acredite quem quiser.

2. Por muito bem intencionada que seja, não me parece própria a participação de Cavaco Silva: o Chefe de Estado não deve andar a apanhar lixo. Republicanices...

3. Por muito bem intencionados que sejam os que participantes (e acredito que são), são uns grandessíssimos otários: as Câmaras sugam-nos todo o dinheiro que podem em contribuições autárquicas, taxas disto e daquilo, multas de estacionamento (pelo menos em Lisboa) e as pessoas ainda vão apanhar o lixo que os funcionários municipais são pagos para apanhar? Por favor!..

5 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Isto parece-me trabalho mais apropriado para a malta do rendimento mínimo!

Gi disse...

Os 500 kg por pessoa também me pareceram muitos. Depois pensei que em alguns casos terão talvez levado máquinas, não? se houve apoios do Exército e das próprias autarquias.

Até porque todo aquele lixo deve ter sido levado para algum lado e certamente não nos carros dos voluntários.

Em relação ao comentário 3., já tenho pensado nesse aspecto: ou bem devemos ter impostos altos e esperar que o Estado faça por nós, ou fazemos nós mas baixem-nos os impostos.

Joao Quaresma disse...

Gi: agora essas 100 mil pessoas deviam apresentar a factura ao Estado. Que se seguirá agora? A iniciativa "Buracos de Portugal", para ter 100 mil pessoas a reparar as ruas e estradas que o Estado não repara?

Paulo Lisboa disse...

Eu vejo a coisa desta maneira:

Em relação ao ponto 1: Parece-me um número exagerado, mas possível, é uma questão de números.

Em relação ao ponto 2: O Senhor Presidente da República deve apanhar e limpar o lixo, mas de outra natureza, é que há muita porcaria por aí à solta, e a porcaria limpa-se.

Em relação ao ponto 3: Não me parece que sejam otários quem queira limpar o lixo e contribuir assim para a melhoria do meio ambiente. É uma questão de voluntarismo, de preocupação com a natureza e até de altruismo social, infelizmente muito pouco na moda nos dias de hoje.
Eu é que não me estou a ver nesse «peditório», sobretudo por uma questão de comodismo.

CAP CRÉUS disse...

1. Acho bonito o gesto do nosso presidente. Pena ter sido só para a fotografia. Bonito, bonito seria toda a familia beta andar na recolha da trampa.
2. Em conjunto com os imbecis que andaram a fazer as vezes dos lorpas das autarquias, deviam ter andado esses mesmos lorpas a alombar...
3. Onde anda o exército durante o ano, e a malta do RMG??
Somos uns saloios de 1ª água!