terça-feira, 19 de julho de 2011

Imagine-se se fosse um político profissional

Antes de ontem, à conversa com um amigo, veio à memória o crash da bolsa portuguesa em 1987, dias depois de esta ter resistido a um crash de Wall Street. O causador deste crash português foi o próprio Primeiro-Ministro Cavaco Silva, quando em entrevista à RTP avisou que muita gente andava a comprar gato por lebre. No dia seguinte, veio tudo abaixo, muita gente perdeu muito dinheiro e jurou para nunca mais investir em acções. Foi o fim do capitalismo popular, dos pequenos investidores, e a Bolsa de Lisboa passou a ser, definitivamente, uma coutada de grandes especuladores.

A intenção até pode ter sido boa, e era verdade que havia mais gatos do que lebres, mas foi de um enorme irresponsabilidade largar esta bomba. Qualquer pessoa de bom senso, quanto mais um economista, saberia que era um erro.

3 comentários:

Gi disse...

Também me lembro desse crash, talvez porque foi precisamente logo depois da minha primeira mini-compra de acções.

Paulo Lisboa disse...

Analisando bem as coisas, o Cavaco raramente teve bom senso, embora nesse caso tivesse razão.
Também não podemos descartar a hipótese dele com essa declaração, ter pura e simplesmente querido afastar a «arraia míuda» da bolsa...

Joao Quaresma disse...

Paulo Lisboa: Não me parece que fosse essa a intenção porque foi à custa dessa arraia miúda que muitos tubarões se encheram. Acho que quis fazer um bonito, fazer-se de pai do povo e de pessoa honesta.