quinta-feira, 28 de julho de 2011

Moodem-me lá isso!

Serei só eu que acho ridículos e embaraçosos estes vídeos de orgulho patrioteiro contra a Moody's? Querem contra-argumentar a avaliação do estado desastroso das nossas contas públicas com exemplos de sucesso que nada têm a ver com Economia e de coisas que se passaram há séculos? Em que é que a abolição da pena de morte ou os sucessos passados no futebol ajudam a diminuir as dívidas?

Será que ninguém vê que isto só abandalha ainda mais a nossa imagem internacional?

A avaliação da Moody's até pode estar exagerada, mas é com trabalho sério e não com vídeos que poderemos recuperar da desastrosa avaliação de uma terça-feira, há umas semanas atrás.

4 comentários:

Paulo Lisboa disse...

Concordo com o artigo.
Quando algo que é estrangeiro nos ataca, lá vamos nós buscar o «nacional-porreirismo», para confortar a alma, pode consolar e dar-nos um moral bacoco, mas é rigorosamente inútil.

Quanto as agências de «rating», sem dúvida que são espucalativas e até certo ponto ignorantes (não anteciparam a crise de 2008). O que não as impede de estarem cheias de razão no que toca às nossas Finanças que são de facto lixo. Mas também não é preciso incomodarmo-nos muito com a opinião delas, temos é de fazer o nosso «trabalho de casa», «dar o litro» e «não lhes passar cartão». A Reserva Federal Americana, por ex. borrifa-se olimpicamente para a opinião destas agências de «rating», é seguir este ex.

Joao Quaresma disse...

Além disso, isto é uma atitude tipicamente futebolística: criticar a decisão do árbitro e insultá-lo. Infelizmente uma imagem de marca das nossas equipas e que o mundo inteiro conhece perfeitamente. Por isso digo que isto é desastroso para a nossa respeitabilidade internacional.

Gi disse...

Estes vídeos podem servir para aumentar a nossa auto-estima, mas para mais nada, como, aliás, comprova esta reacção.

Joao Quaresma disse...

Gi: tem toda a razão. Isto é destinado sobretudo a consumo interno. Pelo menos com esse primeiro vídeo, os portugueses ficaram a saber da ajuda dada à Finlândia em 1940.